O Dr. Marcelo Madureira Montroni explica que as dificuldades na alfabetização e matemática são comuns entre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e podem afetar sua capacidade de aprender e aplicar habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. Essas dificuldades podem incluir dificuldade em compreender o significado das palavras, dificuldade em reconhecer letras e números e dificuldade em seguir instruções escritas.
As pessoas com TEA podem ter dificuldade em compreender o significado das palavras devido às dificuldades na compreensão do pensamento e das emoções dos outros. Isso pode levar a dificuldade em compreender o significado das palavras em histórias e textos, o que pode afetar a capacidade de ler e escrever.
Além disso, as pessoas com TEA podem ter dificuldade em reconhecer letras e números devido às dificuldades na percepção visual. O Dr. Marcelo Madureira Montroni informa que Isso pode levar a dificuldade em reconhecer e escrever letras e números, o que pode afetar a capacidade de ler e escrever.
As pessoas com TEA também podem ter dificuldade em seguir instruções escritas devido às dificuldades na compreensão da linguagem. Isso pode levar a dificuldade em seguir instruções para tarefas matemáticas, o que pode afetar a capacidade de resolver problemas matemáticos.
A intervenção precoce é relevante para ajudar as pessoas com TEA a desenvolver habilidades de alfabetização e matemática. Para o Dr. Marcelo Madureira Montroni: Isso pode incluir terapia de linguagem, terapia ocupacional e intervenção educacional. A terapia de linguagem pode ajudar a desenvolver habilidades de compreensão de linguagem e comunicação, enquanto a terapia ocupacional pode ajudar a desenvolver habilidades de percepção visual. A intervenção educacional pode incluir adaptações no ambiente de aprendizagem, como a utilização de recursos visuais para ajudar na compreensão e aplicação de habilidades de leitura, escrita e matemática.
É importante envolver as pessoas com TEA e suas famílias no processo de intervenção e apoio. Isso pode incluir fornecer informações e recursos para ajudar as famílias a entender as dificuldades na alfabetização e matemática e encontrar maneiras de ajudar a pessoa a aprender e aplicar essas habilidades. Além disso, é importante trabalhar com as pessoas com TEA para desenvolver estratégias de aprendizagem, como a utilização de recursos visuais e a repetição, para ajudar a fixar as habilidades de alfabetização e matemática.
É importante lembrar que as dificuldades na alfabetização e matemática são uma parte da condição de TEA e não são uma escolha. O Dr. Marcelo Madureira Montroni sempre devemos tratar as pessoas com compreensão e compaixão e lembrar que essas dificuldades são uma parte da condição e que as pessoas com TEA estão constantemente trabalhando para melhorar suas habilidades de alfabetização e matemática.
Além disso, é importante destacar que algumas pessoas com TEA podem ter habilidades avançadas em áreas específicas, como matemática ou ciência, e podem precisar de um ambiente de aprendizagem adaptado para aproveitar ao máximo essas habilidades.