A educação financeira é um assunto que vem sido falado muito nos últimos anos. A empresária Cláudia Angélica Martinez pontua que essa é uma chave fundamental para aqueles que querem lidar com o seu dinheiro de forma mais inteligente e consciente, e, através disso, conseguir atender às suas necessidades e manter uma vida estável. Se interessou? Então continue a leitura para saber mais!
Em 2020, a educação financeira passou a ser uma disciplina obrigatória nas escolas, com o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes a lidarem com suas finanças de maneira responsável e consciente. Dentre os assuntos abordados, sistema financeiro, crescimento econômico, previdência social e pagamento de dívidas, se destacam dentro do ensino. Interessante, não?
Aplicação da educação financeira no dia-a-dia
Absorver sobre os principais aspectos da educação financeira e aplicá-los no dia-a-dia é essencial para mudar a vida das pessoas — aponta Cláudia Angélica Martinez. Sendo assim, através dessas práticas, haverá um maior controle sobre receitas e gastos, além de oportunidades de investimentos.
- Planejamento financeiro
Quando se trata de ter maior controle sobre receitas e gastos, o planejamento financeiro é uma ferramenta primordial. Sendo assim, para realizar essa etapa, é necessário fazer uma lista com todos os pagamentos e contas fixas do mês e observar se o total dessas despesas é menor que o valor da receita. Com essa análise, poderá ser cortado todos os gastos não necessários.
- Criar objetivos e metas
Para evitar gastar com coisas supérfluas, uma dica que pode ser aplicada é a criação de metas e objetivos para seu dinheiro — pontua Cláudia Angélica Martinez. Portanto, liste quais são as coisas que você pretende alcançar em curto, médio e longo prazo. Com isso em mente, as chances de gastar desnecessariamente serão menores, e, sonhos como comprar a casa própria, iniciar uma graduação, viajar para um lugar desejado terão mais chances de ocorrer.
- Gaste menos do que se ganha
Essa prática está atrelada a do planejamento financeiro, pois, através do controle do orçamento será possível entender quais são seus gastos e ganhos. Após observar quais são as despesas, elimine aquilo que não é totalmente necessário e diminua os valores altos demais. A ideia é que, com seu salário, seja possível suprir suas necessidades, ter momentos de lazer e investir.
- Investir
Cada dia mais o assunto sobre investimento vem se tornando mais comum na internet. Isso porque, investir dinheiro é uma das alternativas essenciais para aqueles que possuem metas a longo prazo e querem aumentar seu patrimônio — aponta Cláudia Angélica Martinez. Portanto, pesquise sobre quais tipos de investimentos mais combinam com você e com o valor que poderá ser aplicado.
Sendo assim, se você deseja ter uma saúde financeira melhor, não deixe de adicionar essas práticas no seu dia-a-dia.